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sábado, 16 de janeiro de 2021

A vulgarização do outsourcing

O outsourcing é uma ferramenta de gestão praticada já no séc XIX. Tem como finalidade a optimizaçãoo dos recursos da empresa que a ela recorre para obter o máximo resultado do core-business com a máxima eficiência através da especialização.
Desenho, Webdesign, Comunicação e Marketing, Accounting, são áreas entre muitas outras a que a maioria das empresas recorre porque o volume e a ocasionalidade de trabalho e a especificidade dos serviços não justifica a contratação de técnicos especializados destes ramos nos quadros de recursos humanos permanentes das empresas.
Esta ferramenta de gestão desenvolveu-se muito a partir dos anos 70 do séc XX, Foi seguida por organismos de estado central e local e até mesmo por alguns sectores da economia social (veja-se o exemplo dos tão conhecidos recibos verdes).
A realização de tarefas diárias e rotineiras por empresas ou profissionais alheios, acredito que fica muito mais cara do que se forem prestados pelos Recursos Humanos do quadro.
Num contrato de outsourcing há também que considerar a questão da utilização dos equipamentos da entidade contratante pela entidade prestadora dos serviços.
Anlisando ligeiramente alguns casos, eu diria que o recurso a terceiros demonstra falta de competências de gestão multifuncional, impreparação para lidar com possíveis conflitos laborais, falta de liderança, descarte de responsabilidades ou, raramente, a inexistência de recursos humanos na localidade.

* O core-business de um estabelecimento hoteleiro é a venda de alojamento, alimentação e bebidas. O suíço César Ritz, o americano Conrad Hilton e mesmo o português Alexandre d’Almeida dariam voltas nos túmulos se soubessem como são geridos alguns hotéis.
Manutenção do edifício e dos equipamentos, Higienização de áreas públicas, Segurança, são serviços que faz todo o sentido serem assegurados por empresas exteriores especializadas.
Dar à exploração sectores de Alimentação e Bebidas compreende-se se tiver sido considerado no projecto e antes da sua execução, tendo como previsão de clientela, normalmente o mercado externo local e o interno do hotel. Manda o senso-comum que sejam estipuladas penalizações contratualmente se o concessionário não garantir continuamente o padrão de qualidade de serviço e conforto estipulado. Porém, é preferível voltar à formula de exploração tradicional global, porque as opiniões online não distinguem responsáveis: É o hotel que fica beneficiado ou prejudicado com todas as boas ou as más interpretações de qualidade.

* O negócio principal de um lar de idosos é fornecer alojamento, alimentação, higienização e eventualmente tratamentos sanitários aos utentes. Compreende-se que recorra a serviços de enfermagem e medicina, manutenção de equipamentos a profissionais especializados. E talvez a empresas de limpeza para a higienização de áreas comuns.

* Aproximar das populações os serviços administrativos e promover e salvaguardar os seus interesses é o papel que cabe às autarquias. Assim como lhes cabe a responsabilidade pela manutenção ambiental, salubridade e ordenamento do território.


É do conhecimento público a precaridade dos chamados tarefeiros (trabalham à tarefa).
Empregados de empresas prestadoras de serviços (ou pessoal alugado) dependem de 2 entidades: Hierarquica e juridicamente a sua entidade (que muitas vezes lhe paga o mínimo possível e o mais tarde que puder) e funcionalmente da empresa ou instituição onde prestam serviço.
O descontentamento reflecte-se na baixa produtividade, no desleixo e na insatisfação dos resultados da empresa.
Deveria ser uma exigência da empresa que recorre a serviços externos que a entidade prestadora de serviços apresente provas de que cumpre as suas obrigações sociais (férias, subsídios, salários, responsabilidades sociais, respeito pelas leis laborais, etc.) como condição sine-quanon para a manutenção do contrato. Se é exigida a vencedores de concursos públicos uma garantia que é liberada no término do contrato mediante prova de que não há credores, o mesmo se deveria aplicar a todos os contratos de outsourcing seja por entidades oficiais, publicas ou privadas.

sábado, 26 de dezembro de 2020

Saudade? Novo Ano está a chegar




 Isso é o que diz Joe Dassin, mas nem sempre é assim.

O mundo muda dependendo de como tiver sido o teu mundo ou o mundo que sonháste.

Se  duas partes formavam um todo desejado do mundo sonhado e uma delas parte sem sentido, então o teu mundo muda e de que maneira ! Tentas, mas ele não é esquecido.

Sofres porque não sofres de amnésia. És  dominado pela saudade. Porque para ti um ano, uma semana ou um mês, é uma eternidade. 

Ausentas-te da realidade, imerges no mundo do mundo sonhado e passas a andar desfadado porque não encontras o norte.

Maquinalmente discas, interrompes porque realizas que do outro lado não há ninguém.

Caminhas sem tino, sem destino, talvez até  ao cais; por sorte o barquinho aporte para te levar.

O meu conselho é de aproveitares os dias de sol, para te iluminar e a lua para dar brilho ao teu ser, matutar sobre a importância dos astros na Vida e compreenderes a perfeição da  Natureza. 

E perceberás que só o facto de sonhar é um dom que nem todos possuem. É a tua vitória. BOM ANO NOVO


https://www.youtube.com/watch?v=h0g3Iy1U4Eo

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Turismo nas Smart Cities

 


O surgimento da 5G – a mais avançada geração tecnológica móvel vai  aperfeiçoar e finalizar as cidades inteligentes em curso, e propiciar a construção de outras.

Vistas como modelos de organização urbana, em termos de recursos, vias de circulação,  locomoção de pessoas a pé, de bicicleta ou em meios de transporte individuais e colectivos sem condutor, auto-suficientes em energia limpa, desperdício zero, algumas cidades inteligentes albergam as sedes de companhias internacionais. E outras dispõem ou projectam hotéis.

A IdC que autonomiza o funcionamento de equipamentos com uma eficiente gestão rigorosamente calculada, faz-nos questionar se em 2025 a TAP necessita de pilotos, assistentes de bordo e de terra. De facto, sob as expectativas do advento da 5ª geração Tech , muitas empresas vão se reestruturar. E teremos do outro lado, os políticos a lamentarem-se o elevado índice de desemprego.

A vida nestas cidades representa o expoente máximo da ditadura da tecnologia .

(Jasminsoftware.com)


Os Robot-Public-Cleaners não se deparam com os có-cós nos espaços públicos, simplesmente porque os animais de estimação serão os RoboPets ou os TechPet residentes nos telemóveis , cujas acrobacias resultantes de estímulos, são o delírio dos seus donos  e Socializing Teasers.

Há gostos para tudo, e estas cidades terão o seu Mercado Turístico – denominação tendente a ser substituída por “Mobilidade Emocional Humana”- . Um segmento será o tecnológico cujo objectivo de visita é estudar presencialmente a Competência Tecnológica Concorrente.  Outro segmento será o GRAB ou Ostensivo  – o tal que, actualmente relata as suas viagens como privilegiado que escolheu o cruzeiro que lhe oferecia NON STOP FOOD e Um “CRIADO” para cada mesa. "Valeu a pena ter pago 500 contos". Quando ficar no hotel em que um robot lhe dá as boas vindas e fala a sua língua, vai relatar “bastou-me atravessar um raio laser para aparecer um veiculo individual, sem ninguém a guiar, mas que me explicava, na minha lingua,  todo o trajecto da cidade de Mazdar. Era mais simpático do que algumas pessoas."

(Voltando às origens)

Ainda são poucos os exemplos, mas já há restaurantes que incutem nos seus funcionários a consciencialização para a recuperação e reutilização. Cada cozinheiro tem um recipiente transparente onde deposita os desperdícios. No fim do dia é pesado, contabilizado e inserido num programa de computador. Além de um elemento de gestão é também o elemento essencial para a reinvenção e criatividade.

Preferencialmente as escolhas recaem em produtores locais, produtos autóctones, que se apresentem na sua forma original, sem plásticos nem embalagens e ecológicos.

A busca de tradições em aldeias e vilas com identidade e características singulares continuará a aumentar, mas por turistas cada vez mais conscientes do valor da Natureza.



sábado, 26 de setembro de 2020

Como vês o futuro deste País no Turismo

 

Ou

Terá o turista pós-covid um outro perfil?

 


Fizeram-me esta pergunta, para a  qual não tenho a resposta científica de que os estudiosos são capazes: apenas suposições baseadas em percepções e interpretações pessoais do que observo.

 

Demorará tempo a que a contribuição das receitas da actividade turística atinja o patamar de 2019 (8,7%  do PIB e 6,9% no emprego); a erradicação definitiva da pandemia permitirá aos players estabelecer  metas e objectivos.

Até lá os países apelam aos seus compatriotas para que descubram o seu próprio país.  A maior fatia de turismo é o doméstico e o de proximidade; e em Portugal isso aconteceu durante esta época que está a terminar.

 O mercado medirá a atractividade de um destino pelos critérios Segurança, Saúde e assistência médica, Credibilidade, Sustentabilidade ambiental   e Preço.



A forma de viajar vai mudar.  

Viagens sustentáveis estão no topo da agenda.  

* Airbus revelou que em 2035 o projecto turbofan estará concluído, cuja tecnologia e configurações aerodinâmicas permitira às aeronaves voarem com energia limpa com emissões zero.

* Aumentará a preferência pelo comboio em detrimento do carro e do avião:  menor tempo nos procedimentos de check-In e check-out; possibilidade de levar mais bagagem em comparação com as companhias low cost; emissões nulas para a atmosfera; poder circular de uma carruagem a outra, inclusivamente poder tomar uma refeição ou um drink e conhecer pessoas.

Os meios de alojamento preferidos serão os self-catering nas zonas periféricas dos centros urbanos.

Os hotéis adaptar-se-ão à necessidade de transmitir confiança e segurança, implantando tuneis de descontaminação para empregados e clientes dos pés à cabeça.

O Hostel é uma filosofia de alojamento que agora nos remete para uma dúvida existencial, dado que  são estruturas cuja rentabilidade era calculada por um expectável  alto grau de socialização inter-cultural em pequenos espaços. Beliches para 8 pessoas numa camarata com 30 m2, confraternização entre copos de cerveja, shots, fumo, gargalhadas, e consequente início de relações e relacionamentos são filmes  pré-covid.

 




Marcas fortes como Porto e Norte de Portugal, Golfe,  Surf, Aldeias de Xisto e Aldeias Históricas, têm que continuar a chegar ao mercado potencial.

Mas temos que ter em atenção  que continuará a haver uma feroz concorrência de destinos internacionais que tentam seduzir o turista com preços baixos, irrealistas e economicamente  irresponsáveis.

Por último, as autarquias , em especial as de territórios de baixa densidade, têm que perceber que é necessário criar ou adaptar infra-estruras e assegurar a manutenção da oferta às movimentações turísticas, sem a destruição de autenticidade e a identidade que a imitação origina; antes elevando-as pela diferença.

O perfil de turista será o que procura o autêntico, a experiência cultural, gastronómica,recreativa em meio natural.

 

 

sábado, 12 de setembro de 2020

Coisas que só o coração compreende ou crónica do maldizer

 

Coisas que só o coração compreende ou crónica do maldizer

Catarina  era uma catraia filha de gente normal e humilde que ganhava o sustento com o que os rios davam.

Lá ia descalça para a escola, com a sua malinha de cartão, subindo e descendo a ladeira alegremente.

Mal regressava da escola, Catarina  ia  para junto da água. Cada dia que passava achava que a sua imagem que a água reflectia  era cada vez mais bela. Aí construía os seus sonhos: ter namorados lindos, ser rica.



O seu primeiro  namorado foi um miúdo da mesma escola, que gostava de pregar partidas, era traquinas e ficou conhecido como o Zé Matreiro. Foi ele que uns anitos mais tarde lhe abriu o caminho para a vida. E ela gostou.

Pouco estudou, mas aprendeu a insinuar-se. Foi a cobiça de muitos pretendentes proeminentes. Muitos a usaram como se fosse uma rameira: O Luis, o Herculano, o Sebastião, o Chagas o Alexandre, o Fernando, o Passos, o Vasco, o Godinho, e tantos outros que a colocaram nas bocas do mundo.

No meio de tanta volúpia e êxito na socialite, regressou mentalmente aos tempos de menina e colocou ao peito, bem junto ao coraçao o retrato do seu grande amor: O Zé Matreiro. E os que lhe deram a mão, que a elevaram socialmente não gostaram, porque não compreenderam que o coração tem razões que a razão desconhece.

Viagem no tempo

sábado, 22 de agosto de 2020

Rosas d'Agosto


Para se escrever sobre flores é necessário ter, pelo menos, uma das seguintes características: 

Ser conhecedor; 

Ser sensível à ordem das coisas da Natureza; 

Ser poeta;  

Esta roseira, desenvolvida após plantação em vaso de uma haste condenada a ir para o lixo numa loja de flores, floresce várias vezes ao ano, mas em Agosto?, creio que é a primeira vez. 


Dando as boas vindas aos clientes e visitantes de O café da Praça, esta roseira apresenta-se de várias formas e tons ao longo do ano. Já deu rosas de várias cores: brancas como que transmitindo aos clientes um local de Paz. 

Amareladas, dando a ideia de Alegria e Juventude independentemente da idade. 

Estas, de Agosto, são cor-de-rosa, indiciando Ternura e Romantismo - apanágio de Constância. 

Diz-se que as flores são para os mortos, porém elas são o veiculo de transmissão de sentimentos e emoções a outrem: amor, respeito, carinho, romance.  

As rosas de O café da Praça aí permanecem enquanto quiserem, dando a inspiração a todas as formas de expressão sentimental dos visitantes. Os doces conventuais concretizam-na. 



quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Bonito. E agora?


É digna de reconhecimento  a mudança ocorrida em muitas vilas e cidades não  só do litoral como, principalmente, do interior deste belo Portugal,  que foram alvo de requalificação.

A modernização decorrente da mudança que a Europa patrocinou, teve como objectivo primeiro a criação de acessibilidades, a criação de condições para a circulação de pessoas, retirando o grande trânsito dos centros urbanos, a implantação de espaços verdes para os cidadãos usufruírem, a construção de equipamentos para a saúde e bem-estar.

Algumas autarquias aproveitaram para implantarem outras estruturas, não só para os seus residentes, como também para os visitantes: piscinas, centros náuticos, parques de campismo, espaços de lazer e usufruição, etc.


Como  a cavalo dado não se olha o dente,  os autarcas aproveitaram as comparticipações financeiras para investirem nessas estruturas, sem uma análise profunda (aparentemente) da sua rentabilidade e, no mínimo, na forma de captar entradas de dinheiro para custear a sua  imprescindível manutenção.

Com o novo visual dos seus territórios, as autarquias levaram ao “mercado” as suas noivas” para arranjarem pretendentes ao investimento; sempre eram mais uns trocos que vinham em taxas e licenças. Se havia apetência ou vocação dos territórios, não era problema seu. Os autarcas têm uma vantagem: não são gestores de negócios privados.

A opção encontrada foi concederem a terceiros a exploração dos espaços que implantaram com dinheiros da comunidade: hotéis, parques de campismo, centros de actividades.

Este é o caminho a seguir, mas de uma forma realista: as autarquias não são agentes económicos nem imobiliários. Não podem abrir concursos com valores que ultrapassem os custos de manutenção dos espaços, aliás devem oferecer alguns incentivos mediante objectivos, porque fica garantida a durabilidade das estruturas. Se as autarquias colocam encargos irrealistas, conseguem atrair  noivos que consumam o casamento que  rapidamente se transforma em divórcio.