https://follow.it/quepenatenho

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Influências dos baixos preços



Os preços baixos, à custa de baixos custo (Low Cost) têm por finalidade a acessibilidade a todas as classes, e como consequência mudança de hábitos e mentalidades.
Chamo a atenção para a forma de escrever (não aderi ao AO) e para a maneira vintage como vejo os fenómenos Low Cost.
Se eu fosse detentor do conhecimento, diria que os meios de transporte tiveram desde sempre uma enorme influência no desenvolvimento dos povos, aproximando-os para adquirirem conhecimento, para socializarem, para negociarem.
As “máquinas de marketing” encarregaram-se de criar a necessidade de viajar em lazer como forma de terapia, de enriquecimento intelectual, como compensação dos largos meses de trabalho.
A evolução tecnológica trouxe a todos ferramentas, que as gerações mais novas usam com toda a mestria, na programação de deslocações, permitindo a reserva de passagens aéreas, meios de alojamento, lugares a visitar, espectáculos, etc., sem a intervenção do tradicional agente de viagens.
Os voos de baixo preço (Low Cost) vieram alterar o paradigma do turismo e do turista. É a era do conhecimento, de vivenciar experiências, de influenciar as populações dos lugares que visita. É um turista informal.
Simultaneamente novas formas de alojamento surgiram, cuja categoria ou localização pouco importam.

As regras impostas pelas Low Cost contabilizam milimetricamente o espaço e o tempo, cobrando extras avantajados por bagagem, porque  o consumo de combustível está relacionado com o peso da carga. Quer um lugar à frente? Na janela? Na coxia? Paga extra.
Por isso, transportar ferro de engomar, fato, muda de roupa, chinelos, sapatos extra, pertence ao passado. Hoje viaja-se com o mínimo, com os trapinhos sobre o corpo que às vezes não são muitos e são até multi-funcionais.  E esta realidade influencia o povo acolhedor; adere à moda, abre-se-lhes a mente, experienciam.
Pensava eu que um hostel    era para gente jovem, com reduzido poder económico. NADA DISSO. Há frequentadores de todas as idades e classes sociais. É um fenómeno sociológico – tal como TURISTAR.
Este movimento de informalidade desmistifica a “escultura” imaginada por dentro de um fato ou vestido clássico porque aparece aos nossos olhos com toda a naturalidade