https://follow.it/quepenatenho

sábado, 12 de setembro de 2020

Coisas que só o coração compreende ou crónica do maldizer

 

Coisas que só o coração compreende ou crónica do maldizer

Catarina  era uma catraia filha de gente normal e humilde que ganhava o sustento com o que os rios davam.

Lá ia descalça para a escola, com a sua malinha de cartão, subindo e descendo a ladeira alegremente.

Mal regressava da escola, Catarina  ia  para junto da água. Cada dia que passava achava que a sua imagem que a água reflectia  era cada vez mais bela. Aí construía os seus sonhos: ter namorados lindos, ser rica.



O seu primeiro  namorado foi um miúdo da mesma escola, que gostava de pregar partidas, era traquinas e ficou conhecido como o Zé Matreiro. Foi ele que uns anitos mais tarde lhe abriu o caminho para a vida. E ela gostou.

Pouco estudou, mas aprendeu a insinuar-se. Foi a cobiça de muitos pretendentes proeminentes. Muitos a usaram como se fosse uma rameira: O Luis, o Herculano, o Sebastião, o Chagas o Alexandre, o Fernando, o Passos, o Vasco, o Godinho, e tantos outros que a colocaram nas bocas do mundo.

No meio de tanta volúpia e êxito na socialite, regressou mentalmente aos tempos de menina e colocou ao peito, bem junto ao coraçao o retrato do seu grande amor: O Zé Matreiro. E os que lhe deram a mão, que a elevaram socialmente não gostaram, porque não compreenderam que o coração tem razões que a razão desconhece.

Viagem no tempo