https://follow.it/quepenatenho

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Que mania tens tu de ser sempre do contra

 

- Sou assim, que é que queres? Eu sei que não fazia melhor, porque não estudei para isso. Mas…


- Quem lá está sabe o que faz. Estudou.

- Paleio. Vê lá tu: Quem por lá passa apregoa que é preciso captar investimento estrangeiro. Mas porquê estrangeiro? O português não presta?

- Quem sabe diz que é preciso internacionalizar a economia; lançar a marca Portugal além fronteiras…

- A nossa economia é exportada. Vê lá tu a quantidade de turistas que consomem os nossos produtos. São mais de 30 milhões que deixam cá 25.000 milhões de Euros . Pelas minhas contas devem consumir 60 milhões de pequenos -almoços e 120 milhões de refeições, e outras coisas.

- Tens muita razão, mas o que os entendidos pretendem é a diversificação da economia; especialmente a chamada economia verde, através da implantação de sistemas alternativos para a produção de energia.

- Tretas. Isso só beneficia grandes grupos internacionais. Porque raio é que não somos nós a desenvolver esses sistemas? Têm que vir empresas lá de fora devastar as nossas florestas para implantarem paisagens de painéis de cristal… Porque é que não fazem isso lá no país deles?

- É o dinamismo do mercado…

- Pois.. vamos lá a ver se são daqueles investidores que recebem subsídios do estado, contratualizam empréstimos, não pagam a ninguém e desaparecem. Sobra para nós...

- Estas coisas são controladas...

- Pensas tu. Adiante:  só aproveitamos 30% da água da chuva. Existe energia mais limpa que a produzida pela água?

- Mas aprisionar os recursos hídricos prejudica a biodiversidade.

- E implantar painéis fotovoltaicos não prejudica o clima e consequentemente a saúde das pessoas?

- Tens que ver que “Os principais objetivos da economia verde acabam coincidindo com os pilares da Agenda 2030, já que ambos buscam desenvolver energias renováveis e mais acessíveis, cidades sustentáveis, ações climáticas e a diminuição das desigualdades.”

- Qual o destino desses milhões de painéis em fim de vida? Existe capacidade para a manutenção dos sistemas? Ouvi dizer que não… Olha, tenho o ADN de um outsider. Vou ali e já venho.