https://follow.it/quepenatenho

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

O que é e o que deveria ser celebrado em Constância

 A situação geográfica de Constância foi sempre muito importante na defesa da Linha do Tejo e do comércio.

A construção naval de meios de transporte para escoamento de  mercadorias, comércio de víveres e vestimentas, transporte de pessoas e de defesa por via fluvial, foi o ganha-pão durante séculos de homens que se dedicaram a actividades fluviais (marítimos, mercadores, artífices).

Os marítimos escolheram a Segunda-Feira de Páscoa como o dia dedicado a Nossa Senhora da Boa Viagem como agradecimento por terem chegado sãos e salvos das viagens do passado e pedir-Lhe protecção para as viagens que haveriam de se seguir.

Constava esta devoção de uma procissão e da benção de barcos no Rio Tejo frente a Constância. Assim aconteceu dezenas e mesmo centenas de anos, enquanto os rios eram a via mais rápida para chegar a outras povoações, vilas e cidades.Até à popularização da circulação automobilistica e ferroviária. 

A tradição foi retomada pela Câmara Municipal no final da década de 80 do século XX, ligando o fim-de-semana da Páscoa às Festas, de cuja ligação resultou as Festas do Concelho e da Boa Viagem.

Programa das Festas 2024



A segunda manifestação cultural é a evocação a Camões no dia 10 de Junho, celebrando as Pomonas Camonianas (Pomona era a deusa dos Pomares que Camões invocava para escrever da beleza natural, amor e fertilidade).



Quanto a nós há mais razões para Constância celebrar factos históricos:

* 30 de Maio

Por Carta de Sentença Régia de 30 de Maio de 1571, Dom Sebastião fez vila o lugar de Punhete, desanexando-o da jurisdição de  Abrantes. Elevou Punhete à categoria de vila, criou o concelho e fixou-lhe o termo, desvinculando-o definitivamente de Abrantes.

* 7 de Dezembro 

Dona Maria II, casada com Dom Fernando Saxe Cobourg-Gotha, empreendia deslocações a Punhete com alguma frequência, porque o seu ministro do Reino, Passos Manuel,  natural do Ribatejo, passava aqui longas temporadas. E aqui casou com D. Gervásia Falcão.

Sem quaisquer obstáculos urbanísticos, o misticismo da bacia formada pelo Zêzere e pelo Tejo trazia-lhe à memória o lago Constance na Austria, de onde Dom Fernando era natural.
The Church of Saint George, Wasserburg on Lake of Constance, the third largest lake in Europe. 

Teria sido esta a imagem que Dom Fernando descreveu a D. Maria II para a sensibilizar para a mudança de nome da vila.

Dotado de enorme sensibilidade pelas artes e pela beleza, interferiu junto da Rainha para que outra denominação fosse atribuída a Punhete. E assim, por decreto real de 7 de Dezembro de 1836, Punhete passou a denominar-se Constância, com o epíteto "Notável Vila da Constância".

E este dia não é celebrado; mas devia.