https://follow.it/quepenatenho

Irresistível tentação de atrair

Aplaude-se a disponibilidade dos cidadãos para o exercício da cidadania.
Reconhece-se a importância da acção dos membros das mesas eleitorais para a garantia da expressão da vontade livre e individual das escolhas – expressão máxima da Democracia.
Apesar de recompensados, não deve ser fácil para muitos membros aguentarem 13 e às vezes mais horas seguidas no mesmo posto e com as mesmas tarefas repetitivas. E merecem ser reconhecidos pelo seu esforço.
Dos membros das mesas eleitorais os cidadãos eleitores nada mais esperam do que afabilidade moderada, correcção na postura comportamental e neutralidade na prestação de esclarecimentos solicitados. A assumpção da nobreza do acto.
A 500 metros de distância ficam a amizade, a familiaridade, o “tuismo”.
É inconcebivel que um membro da mesa de voto, seja presidente ou vogal ou secretário, cumprimente “então, sr Evaristo?, Está bom? E a sua menina mais nova que nao vejo há que tempos! O que é feito dele? Fartávamo-nos de rir na escola. Ela tinha um jeito para redacção…” . Ou então, devorando uma bolacha: “é servido? Ou vai um portinho...” E eleitores esperando lá for a pela vez de votar.
Alguém comentava: Isto é uma aldeia; todos se conhecem. Pois sim, mas para as eleições da “aldeia” o caso é mais sério porque, segundo o meu amigo que me contou os episódios, há décadas que esse membro faz e fará parte da listas de candidatos por um partido politico.
Manual de instruções, procedimentos e comportamentos é necessário.




Vontade de Viajar


Nós regalamo-nos de ver na televisão ou no computador uma partida de ténis com Martina Naratilova, um torneio de Golfe com Nicki Faldo ou um circuito fórmula Um em Monte Carlo. Criamos motivações para sentir as emoções ao vivo.
O nosso desejo de viajar para determinado destino é, muitas vezes, despertado por varias pesquisas que fazemos na Net em buscas de locais onde viveu Charles Darwin, onde alugar um barco para velejar na Costa do Adriático ou em que altura do ano Penelope Cruz faz férias na cosmopolita St Tropez.
Muitos de nós caimos na triste realidade e restringimos os nossos sonhos a outras emoções.
Descer um rio em canoa; observar a natureza e os astros; saborear o que é tão português; equilibrar o nosso estado emocional para que esteja preparado para a "rentrée"; mostrar aos filhos e netos como se vivia n'outros tempos. Se pesquisar na net onde tudo isto é possível, Constância aparece, certamente, num destacado lugar.
  

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de quem lê é importante para quem escreve.