https://follow.it/quepenatenho

segunda-feira, 5 de julho de 2021

A Educação de Adultos e a Exploração Infantil

 A Educação e Formação de Adultos está contemplado no regime jurídico do Sistema Nacional de Qualificações.

É uma frase usada por instituições de ensino, institutos de emprego, empresários, governos e candidatos políticos

A Educação deve ser permanente, por forma a acompanhar a evolução técnica das metodologias de trabalho derivadas da modernização e automação de empresas.

Não sendo eu um conhecedor das politicas de Educação, entendo, contudo, que esta deve ser transversal às competências profissionais, aptidões pessoais e à responsabilidade de viver em sociedade.


As fases naturais da Natureza

Esta responsabilidade contempla, naturalmente, ambiente familiar saudável, o respeito por pessoas, animais, bens públicos e Natureza. Devemos ter em conta de que o papel primeiro da escola é ensinar as bases de cálculo, da lógica e das capacidades de preparação para vida activa, e em casa é formar as crianças para a vida em sociedade.


Eu nunca vi nenhuma criança de 10 ou 12 anos a fumar e deitar as beatas ao chão, mas encontro muitas pontas de cigarro;

Nunca vi uma criança beber cerveja e deixar as garrafas (algumas de litro) nas bermas das estradas e dos caminhos; mas elas estão lá;

Nunca vi máscaras de criança no chão, nem miúdos a beberem em copos de plástico e deitá-los fora; mas estão à vista de quem passa.

E uma criança não transporta, penso eu, garrafas de água ou de sumo de litro e meio e as deixa nos montes e nos trilhos.


MAS JÁ VI CRIANÇAS A RECOLHEREM RESÍDUOS NOS TRILHOS, CAMINHOS E PRAIAS, EM OBEDIÊNCIA AO APÊLO AO VOLUNTARIADO POR ENTIDADES, PARA A RESPONSABILIDADE  AMBIENTAL.

“Vamos limpar a praia”, “Acção natureza limpa”.

 ENTÃO MAS PORQUÊ? São elas que se portam mal? Com que direito é que os adultos colocam crianças a limpar o que eles sujam? Isso não é exploração infantil?

Está tudo ao contrário? Os valores são invertidos? Agora são os adultos que aprendem com as crianças?

Quem suja, que limpe.

A educação e formação começa em criança, mas não acaba no final da escolaridade. Tem que ser para a VIDA, especialmente a questão da preservação de valores comportamentais em sociedade.