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segunda-feira, 19 de abril de 2021

Adaptação a novas Motivações

 


A pandemia que dura há mais de 12 meses, tem mantido improdutivos importantes sectores da Economia devido à paralisação de actividades que para eles contribuem: transportes aéreos, movimentação de pessoas pelos diversos meios, a nível planetário.


Durante este período, os operadores dos sectores de hotelaria, restauração, transportes equacionam a rentabilidade dos seus negócios, com a percepção de que o cliente vai adoptando novos hábitos de consumo, novas formas de viajar, novas motivações, elegendo como prioritários destinos que ofereçam segurança, protecção e transmitam um sentimento confiança.


Não será mais possível viajar como “sardinha enlatada”, nem um serviço “ayce” (all you can eat) em que todos os convivas utilisam com cuidado e asseio ou desleixadamente os mesmos utensilios.


Os meios de transporte, para se manterem sustentáveis econòmicamente, terão que procurar a sua rentabilidade pela economia: menor peso, menor consumo e mais reduzidas emissões de gases na atmosfera.

O comboio será o meio de transporte preferencial na ligação de cidades continentais: mais amigo do ambiente, menor tempo de espera, menor burocracia, maior prazer na viagem (ler, passear entre carruagens, ir ao bar, ao restaurante). Esta tendência exige às companhias ou entidades gestoras a sua reformulação e adaptação em termos de conforto, assiduidade, facilidade e velocidade.

O Turismo de Negócios e o mercado MICE reduzirão muito o seu contributo na quantidade de dormidas devido ao avanço da economia digital.

Esse mercado dará lugar a novas motivações:

Turismo Histórico ou das Tradições (cultura, industrial, militar, ambiental, gastronómico, contemplativo…).


As cidades e vilas serão mais inclusivas e amigas do ambiente, adaptando-se a portadores de qualquer espécie de incapacidade (motora, visual, auditiva,etc).

O digital será o meio preferido para a interacção.

O turista será mais ambiental, menos consumista, ainda mais informado, deixando de ter significado para ele termos como 5 estrelas, deluxe, charme. Dará mais importância a termos como eco-friendly, pet-friendly, comunity, nature.


Avultados investimentos foram feitos na oferta hoteleira em todo o País, na convicção de que a galinha dos ovos de oiro” seria imortal, mas um minúsculo ser, invisível, imperceptível e traiçoeiro, veio provar que nada é eterno e que o destino não está nas nossas mãos.


Os investidores e os técnicos (engenheiros, arquitectos) têm que absorver a filosofia de mercado na concepção de novos empreendimentos e na adpatação de muitos que existem.



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