https://follow.it/quepenatenho

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Estratégia 20-31 europeia e a autenticidade dos territórios

 Neste dia 9 de Maio, dia da Europa, vamos conversar em monólogo sobre a Estratégia para os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030 da União Europeia, que preconiza uma Europa sem barreiras para que todos possam usufruir dos seus direitos e circular livremente sem barreiras arquitectónicas, sociais, politicas, turísticas.

Esta carta estratégica pede aos Estados-Membros para que contribuam para a adopção desta Estratégia, eliminando várias barreiras a todos os tipos de deficiência (motora, auditiva, visual, psíquica, etc).
Presumo, portanto, que esta Estratégia não é exclusiva ao turista, mas a todos os cidadãos.
Por outro lado, uma intervenção que altere profundamente a estrutura de uma vila típica, compromete a sua identidade pela eliminação de características que a tornam “unique”. Certamente que a Estratégia protege casos de vilas que, por elas mesmas, identificam um lugar, uma tradição e imortalizam  uma cultura. 
Se a Estratégia fosse pensada apenas no Turismo Acessível, haveria vilas e aldeias em que apenas um ou 2 estabelecimentos e parques de campismo beneficiariam do investimento público. Na realidade, há estabelecimentos de hospedagem com 2 ou 3 andares, sem ascensor e sem quartos adaptados a portadores de deficiência, restaurantes e cafés que para se aceder, tem que se subir degraus, sem possibilidade de instalar rampas, sem casa de banho adaptada e, mesmo, serviços públicos de acesso dificil.
Vamos celebrar a Europa, vamos preservar a identidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de quem lê é importante para quem escreve.