Abertura, Admiração, Amor, Atracção, Compreensão, Coragem, Cumplicidade,
Diversão, Fascínio, Felicidade, Ficção, Ilusão, Importância, Interacção, Liberdade, Negócios,
Paraíso, Passatempo, Possibilidade, Rejeição,
Realidade; estas são algumas das
inúmeras emoções que a Internet nos faz sentir. Paralelamente à falsa influência
de “Você decide”.
Ingenuamente muitos perguntarão: Quanto economizo se os meus
clientes fizerem o seu pedido à cozinha por IPAD, efectuarem o check-in com código
recebido no telemóvel, efectuarem o check-out clicando no monitor da televisão
do seu quarto de hotel?
Eficiência? Sem dúvida, quando tudo funciona. Mas, e a
grande riqueza, a maior característica da hotelaria que é o contacto humano? Se
é uma actividade feita por e para o Homem, a principal interacção deve ser
humana.
Devido à reorganização exigida pelas novas tecnologias, é
comum, hoje, vermos recepcionistas sentados atrás do tradicional balcão,
atender clientes que estão em pé. Há duas hipóteses: ou o velho balcão de
recepção é substituído por secretárias ou balcões baixos no hall onde o cliente
efectua, sentado, o seu check-in e pede informações, ou atrás do velho balcão
de recepção devem estar recepcionistas que, em igualdade de conforto e posição,
falam com os seus hóspedes.
…………
Podemos também colocar a questão de quanto economizaria um país que instituísse o voto
electrónico?
Aparentemente fácil e barato. A abstenção seria certamente
menor.
Nos habituais locais de mesas de votos estariam computadores
com ligação internet para os info-excluídos (de livre vontade ou por força das
circunstâncias).
O que custava era a construção da base de dados: Quem vota e
em que se vota.
Qual o grau de privacidade das pessoas e instituições? Quem
e com que mecanismos controla
efectivamente as comunidade sociais (espécie de currais em que os animais somos
nós)? Como é que este mundo conhece os gostos que eu tenho e apresenta na
janela do meu computador a sugestão do
caminho para aceder a eles?
Numa fase em que as
reuniões e jantares em família deixaram de ter o mesmo significado, perderam
até a graça em detrimento das fantasias virtuais, até que ponto a interacção é
realmente benéfica para o mundo real, no qual estamos mais isolados,
incomunicativos, ausentes de calor humano, em contraste com a realidade
virtual?
Até que ponto é real o merecimento de troféus conquistados
não por disputa (jogo, sabedoria, concurso, exame) mas por votação online?
Quantas vezes o leitor recebeu mensagens electrónicas “Vote
for us” e acede votar porque gostou da imagem em foto ou em vídeo ?
“For those
that value peaceful natural surroundings, independence and privacy while
relaxing in uncompromised luxury, look no further than Te … Luxury Villas &
Spa. Set on the white sands of … Beach
overlooking a crystal clear lagoon, the 5-star villa complex is the perfect
location for an island getaway.”
“…Angel’s...
is located at the beautiful shore of the
Aegean Sea in the Burunucu region occupying a total area of 80. 000 m2,
comprising 182 unique Rooms, Suites and Villas….”
“Vote for
us”
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de quem lê é importante para quem escreve.