https://follow.it/quepenatenho

segunda-feira, 14 de julho de 2025

O fim do idadismo está próximo


O idadismo é uma espécie de discriminação de que são alvo um em cada 3 idosos, de acordo com a OMS.

O idadismo pode ser observado em idades diversas pela utilização de esterótipos pre-concebidos: 

“Os jovens de hoje não sabem o que é a vida!”

És muito novo para ocupar este lugar de grande responsabilidade!”

Procuramos para este lugar uma pessoa mais nova. Lamentamos!”

Ainda não fez o serviço militar. Volte cá quando o cumprir!”

A psicóloga clínica Sónia Gaudêncio escreve: “Será que nos esquecemos que todos nós envelhecemos diariamente e que isso tem que ser encarado como algo natural e que deve ser vivido de forma, o mais saudável e ativa possível?

Nos tempos de quase pleno emprego, alguém que se despedisse com 35 ou mais anos de idade, tinha dificuldade em encontrar outro emprego, a não ser que fosse um especialista.


Dia Internacional do Idoso

Hoje, o número de pessoas a sair do mercado de trabalho excede o número das que entram.

Por isso a OCDE aconselha Portugal, e outros países membros, a que tomem medidas para manter mais tempo os trabalhadores no mercado de trabalho. Reforma flexível, combate à discriminação dos trabalhadores idosos, mais oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, etc.


As universidades séniores são o organismo que mais valoriza os idosos,  dando-lhes oportunidade de transmitir a toda a comunidade as capacidades individuais e a possibilidade de adquirir valências culturais, recreativas, sociais, etc.

Estabelecimentos de ensino, organismos públicos e autarquias deveriam convidar a comunidade mais idosa a transmitir aos mais novos as suas experiências pessoais e profissionais e as suas vivências.

Empresas deveriam convidar colaboradores reformados que assim o quisessem, para colaborar algumas horas ou dias por semana, por forma a que não se considerassem “descartados”..

Lugares de sonho

domingo, 8 de junho de 2025

Faz de Conta


 Todos vivemos na ilusão de que habitamos  e fazemos vida num paraíso que as tecnologias idealizam e as redes sociais impõem.

Ninguém se atreve a pular o muro porque aquela "cerca" é a cidade perfeita.

Estabelecem-se mesmo estratégias com objectivos bem definidos, baseados no ESG.

O ambiente é,  aparentemente, sustentável e não requer procupação de maior. No aspecto social, há igualdade de oportunidades que simulam felicidade. A Governança mererce a nossa confiança.

Até é proporcionado entretenimento, na perspectiva de manter a comunidade unida, na ilusão de cada um chegar a "chef". Mas, quando toca a satisfazer as necessidades, despertamos para outra realidade; não chegamos lá. Outros são os nossos hábitos bem mais baratinhos..

terça-feira, 25 de março de 2025

Constancia allin1 destinemotions


Se fosse encomendado um estudo das motivações turísticas de Constância a uma empresa americana especializada em marketing turístico, este teria como base de grande chamariz “Constancia a All in One Destiemotions”.
Quer isto dizer, que um só produto (ou destino) concentra em si múltiplas motivações que resultam em emoções conforme as expectativas.
Ciência, Cultura, Paisagem, Ambiente, Turismo Militar, Turismo Nautico, Turismo Literário, Ruralidade, etc, que caracteriza os três importantes polos.
Naturalmente que autarquias potenciam tanto quanto possível, o usufruto por visitantes.
Mas é (ou deveria ser), sobretudo, dos empresários prestadores de serviços nas áreas onde operam, a responsabilidade e proveito de adequar os produtos às características e motivações da procura.
Natureza no seu pleno
Quem actua no centro histórico não tem o CCV nem o PASM. Quem opera no PASM não tem o centro histórico e assim sucessivamente. Cada um deve tirar o máximo proveito do ambiente onde se insere. O mercado é elástico e aberto a uma multiplicidade de experiências. 
Passeio ribeirinho no Tejo

Outros sabores

NOTA Explicativa: 
CCV: Centro Ciência Viva, um dos mais modernos e bem equipados da Península localizado no Alto de Santa Bárbara.
PASM: Parque Ambiental de Santa Margarida, na freguesia de Santa Margarida da Coutada, direccionado para a Educação Ambiental, dispondo também de um interessante Borboletário Tropical.
TURISMO MILITAR: Local onde existiu Torre de Punhete (de observação da linha de defesa do Tejo), do qual faziam parte os castelos de Ozêzere, Castelo de Almourol, Quinta Cardiga. 
Abrantes, Tomar, Barquinha, Constância, são dignos marcos históricos da História Templária.

sábado, 11 de janeiro de 2025

Neptuno Romano e Neptuno Constanciense

Deus dos mares e dos rios, senhor das Ninfas, Sereias e Nereias a quem os cavalos respeitam e servem, Neptuno está representado  em duas localidades  turistico-culturais, que se conheça, cada uma com a sua relativa importância e atractividade. Em qualquer delas, a água é o elemento comum.


 .(Le guide du Routard)

Além de outras, a estátua do deus Neptuno está presente na Fontana di Trevi em Roma, que Fellini consagrou como o hino ao amor na rodagem da película cinematográfica Dolce Vita.

O número de visitantes diários à la Fontana situa-se entre 10.000 a 12.000. E muitos  lançam  uma moeda para pedir um  desejo. A fonte dos desejos. Anualmente é retirado da fonte  um milhão de Euros que é entregue à Caritas. Roubar moedas é crime punível. Há câmaras em vários ângulos.

Desde há pouco tempo foi a imposta a regra que limita a 400 de cada vez o nº de visitantes deste monumento barroco.  A prefeitura de Roma estuda a hipótese de criar uma taxa de acesso para financiar, em parte, a manuteção deste tão simólico conjunto arquitectónico.

Em Constância,  Neptuno e seus cavalos está representado por um  painel de azulejos que é a parte frontal de uma fonte com lago.

O outono assegura contraste entre o azul e o castanho das folhas das árvores junto ao Zêzere, que nos faz idealizar uma pintura de Claude Monet "as Ninfas".

Em Constância  a Fonte de Neptuno situa-se numa zona de recolhimento e beleza natural. Se fossem lançadas moedas, seria encontrado um destino nobre que entidades politicas, culturais e económicas definiriam.

Cada vez mais é imperativo programar as visitas