https://follow.it/quepenatenho

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Crescimento e Sustentabilidade na região de Constância


 Ao quilómetro 24 da A23 encontramos a indicação de saída Constância Oeste.

Percorremos umas centenas de metros e depara-se-nos, lá no alto, a Igreja Matriz que encima uma colina de casas nascida a partir das margens dos dois rios que aqui se encontram: Zêzere e Tejo. Até ao aparecimento do comboio e do automóvel eram as autoestradas de hoje e o ganha-pão de grande parte da população.



Três freguesias, cada uma com as suas especificidades e eportunidades,  constituem este concelho que não é bem do interior, mas não pertence ao litoral.


Moderada por João Luís de Sousa, Diretor da Vida Económica, decorreu a conferência “Crescimento e Sustentabilidade na região de Constância”.

Sergio de Oliveira, presidente da Camara, apresentou as prioridades de investimento ao abrigo do PRR e do próximo QCA. Mantendo-se a qualidade da água do Zêzere, analisadas periodicamente pela APA, será considerada água balnear, que permitirá avançar com o projecto da praia fluvial.

Outro aspecto é o alargamento da Zona Industrial de Montalvo (uma das freguesias) com o captar mais investimento que criará oportunidades de emprego qualificado e fixará mais pessoas.

Por ultimo, está em vias de execução a substituição do emissário submarino que liga os esgotos à ETAR do Caima, e a adaptação à mobilidade da zona do centro histórico.



Sofia Jorge, directora do departamento de Sustentabilidade do grupo Altri abordou a evolução dos processos de fabrico elencou os investimentos previstos na sustentabilidade ambiental e social, nomeadamente o de aquisição de sistemas que devolvem ao rio água mais pura do que estava no momento da captação.


Helena Roxo, vereadora de acção social e cultura, salientou o ensino profissional na Escola Luis de Camões nas áreas de hotelaria, restauração, manutenção de hotel, manutenção industrial. As áreas de ensino profissional estão em linha com as necessidades das empresas da região.


Pedro Pereira, vereador do Turismo, Ambiente, e Desporto, apresentou apresentou as actividades a nivel de turismo activo, cientifico e de natureza, e educação ambiental, potenciadas pelos rios, Centro Ciência Viva, Parque Ambiental de Santa Margarida / Borboletário Tropical e Fluviário Foz do Zêzere, além da Gastronomia e Festas de Nossa Senhora da Boa Viagem a decorrer na Páscoa.


Terminou com mesa redonda participada pelos responsáveis das principais empresas da região.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de quem lê é importante para quem escreve.