É impensável
ao hoteleiro ignorar a influência que as plataformas digitais têm sobre o
cliente na maneira de conseguir (com o
significado “réussir” em francês),
estar e de ser, na definição de áreas, funcionalidade e design dos espaços que formam o seu hotel (a estrear ou a
remodelar).
O cliente de
hoje procura essencialmente a eficiência e rapidez de procedimentos para ter
tempo para sociabilizar, como compensação pelo isolamento a que as mesmas novas
tecnologias o condenam.
Os espaços
públicos do hotel tendem a desempenhar
cada vez mais funções socializantes, pela funcionalidade e atractividade que cativam
o Smart Traveller.
* Easyliving
apresenta vídeos, ementas, mostra programação de espectáculos e exposições e permite reservar mesa em restaurante ou
lugares em cinema, teatros, apresenta os trajectos e permite chamar táxi. O
“velho” concierge pertence à geração
Jurássica da hotelaria.
* Quiosques
de Check-in e Check-out Express parece que já são uma realidade.
* O
tradicional balcão de Recepção tem tendência a desaparecer, ou se existir,
ficará localizada num espaço menos nobre do hotel.
Estas
realidades influem não só na (re) definição de espaços, na selecção de
equipamento, na decoração, como também na previsão de necessidades e aptidão
dos Recursos Humanos. Mas, principalmente, deixa uma interrogação no ar: QUAL A
PRINCIPAL VERTENTE DA FORMAÇÃO HOTELEIRA, especialmente na área de Relações
Públicas e Acolhimento?
O que
consigo vislumbrar são amplos espaços no hall
com gabinetes de estética, workplaces
de actividades relacionadas com negócios locais, como artesanato, “oficinas de
culinária de diversas origens”, eventualmente um chef a promover a interactividade com os clientes interessados na elaboração
de experiências gastronómicas com os produtos alimentares que adquiriu numa das
lojas gourmet, zonas de estar, enfim,
um filme num shopping center no qual o
cliente é o actor principal.
Receberá no
seu telemóvel a informação de que o quarto que lhe foi atribuído já está pronto
a ocupar, juntamente com código de acesso ao quarto.
Sem comentários:
Enviar um comentário
A opinião de quem lê é importante para quem escreve.