https://follow.it/quepenatenho

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Lis, nome de turista do futuro

Imagine-se o leitor (a)  estar num lugar que lhe traz recordações bem escondidas na memória. Brincadeiras de criança, lugares por onde passou em criança, onde,  passados todos estes anos regressa ao mesmo lugar tentando identificar as sensações e emoções que viveu talvez durante uns escassos minutos, ou durante um período de férias que fazia com os seus pais ou avós. Era o colorido da azáfama da lota, era o chiar do carro de bois, eram os pescadores a lançarem as redes ao mar, era o som dos pardais que o despertava.
Atrevo-me a imaginar Lis  a fazer uma viagem desde Espanha, daqui a 20 anos, porque sei que o dia de hoje lhe ficou na memória, em diálogo com o seu filho ou filha com 2 anos de idade:


"Mira, Martin,Hace 20 años yo estaba en esta terraza con tus abuelos.Era una tranquila mañana de Agosto. Yo tenía tu edad.Llegamos en un camión amarillo y nos detuvimos aquí en el camino a Lisboa.Un hombre de pelo blanco habló con mis padres; Él les presentó con un dulce que he probado. Me gustó mucho. También me gustó el sándwich que nos sirvió. Comí unos pocos bits. Pero yo no estaba sosegada.Me preguntó mi nombre. Hay intentado adivinar:- Te llamas  Luisa?- Casi, ha respondido a mi madre.Como no respondí, dijo:Mira, me llamo Luis. Y tú, ¿me dirás tu nombre?- Lis  respondió, medio avergonzada.- Nombre de la flor. Flor hermosa, me dijo.- Hice lo mismo que tu abuela: Puse mi mano a los labios en señal de un beso cariñoso.".../...
 Atrevo-me a imaginar, já com  82 anos de idade, talvez com bengalas, a passar de manhã pela esplanada, para o meu passeio matinal em Constância, e escutar Lis:

- Martin Mira, es él, es él, el caballero de pelo blanco que te hablé.
O Turismo é um estado de alma, um misto de emoções, uma colecção de recordações e experiências. E de expectativas, também.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A opinião de quem lê é importante para quem escreve.