quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

ET 27 e os Hoteleiros

Uma das linhas orientadoras presentes na Estratégia para  Turismo até 2027 é diminuir as Assimetrias Regionais, atender às necessidades das empresas no que respeita à Formação de Recursos Humanos, pugnar por uma Retribuição mais Justa a quem trabalha no sector.


http://constancia.net/website/95/index.htm


Hotelaria é uma actividade intensa, que provoca desgaste físico e mental merecendo, por isso os seus operadores, condições sociais e financeiras que lhe permitam viver condignamente, para desempenharem as suas tarefas com envolvimento emocional.
Por outro lado, a actividade está sujeita às leis do mercado que se alteram em função da procura e da oferta. E esta, diga-se de passagem, tem aumentado exponencialmente, como cogumelos que nascem numa selva cujos caminhos são um pouco sinuosos e sem aparente fim à vista. Parecendo gladiadores da Antiguidade Clássica, tomam parte numa luta ditada pela procura e arbitrada pelas plataformas online.
https://www.hotelscombined.pt/Place/Estoril.htm?a_aid=94438

hoteleiros (donos de hotéis)  que, embora tenham uma palavra final (geralmente vinculativa) sobre a operação, delegam a direcção do negócio a gestores profissionais, neste caso o Director de Hotel, muitas vezes confundido com o hoteleiro, talvez por ter uma grande autonomia.
Não é de todo impossível que o hoteleiro (dono do hotel), estabeleça uma compensação ao seu director em função dos resultados de exploração (Lucro antes de Impostos). Nesta situação, é o dirigente que estabelece a política de salários definida em função de muitas variantes.

Qual é a diferença entre banqueiro e bancário?
A diferença semântica entre as palavras banqueiro e bancário é pequena. Bancário é aquela pessoa que trabalha em um banco, seja como atendente, caixa, gerente ou outro cargo. Banqueiro é o dono do banco. Na prática, a diferença entre as duas profissões é enorme, especialmente no que diz respeito aos ganhos. Enquanto o bancário tem um salário, os ganhos do banqueiro são determinados pela performance do banco. Quanto melhor for a actuação do banco, mais o lucro de seu proprietário.


http://historiasdhotel.blogspot.com

Nota: Se o escrevesse hoje, seria com a mesma ortografia, porque entendo que a etimologia das palavras é a raiz que sustenta a riqueza cultural de uma língua