segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Este maravilhoso mundo virtual


Abertura, Admiração, Amor, Atracção, Compreensão, Coragem, Cumplicidade,  Diversão, Fascínio,  Felicidade, Ficção,  Ilusão, Importância, Interacção, Liberdade, Negócios, Paraíso, Passatempo,  Possibilidade, Rejeição, Realidade;  estas são algumas das inúmeras emoções que a Internet nos faz sentir. Paralelamente à falsa influência  de “Você decide”.
 Dreams

Ingenuamente muitos perguntarão: Quanto economizo se os meus clientes fizerem o seu pedido à cozinha  por IPAD, efectuarem o check-in com código recebido no telemóvel, efectuarem o check-out clicando no monitor da televisão do seu quarto de hotel?
Eficiência? Sem dúvida, quando tudo funciona. Mas, e a grande riqueza, a maior característica da hotelaria que é o contacto humano? Se é uma actividade feita por e para o Homem, a principal interacção deve ser humana.
Devido à reorganização exigida pelas novas tecnologias, é comum, hoje, vermos recepcionistas sentados atrás do tradicional balcão, atender clientes que estão em pé. Há duas hipóteses: ou o velho balcão de recepção é substituído por secretárias ou balcões baixos no hall onde o cliente efectua, sentado, o seu check-in e pede informações, ou atrás do velho balcão de recepção devem estar recepcionistas que, em igualdade de conforto e posição, falam com os seus hóspedes.
…………
Podemos também colocar a questão de quanto  economizaria um país que instituísse o voto electrónico?
Aparentemente fácil e barato. A abstenção seria certamente menor.
Nos habituais locais de mesas de votos estariam computadores com ligação internet para os info-excluídos (de livre vontade ou por força das circunstâncias).
O que custava era a construção da base de dados: Quem vota e em que se vota.
Qual o grau de privacidade das pessoas e instituições? Quem e com que mecanismos  controla efectivamente as comunidade sociais (espécie de currais em que os animais somos nós)? Como é que este mundo conhece os gostos que eu tenho e apresenta na janela do meu computador a sugestão  do caminho para  aceder a eles?
Numa  fase em que as reuniões e jantares em família deixaram de ter o mesmo significado, perderam até a graça em detrimento das fantasias virtuais, até que ponto a interacção é realmente benéfica para o mundo real, no qual estamos mais isolados, incomunicativos, ausentes de calor humano, em contraste com a realidade virtual?


Até que ponto é real o merecimento de troféus conquistados não por disputa (jogo, sabedoria, concurso, exame) mas por votação online?
Quantas vezes o leitor recebeu mensagens electrónicas “Vote for us” e acede votar porque gostou da imagem em foto ou em vídeo ?


“For those that value peaceful natural surroundings, independence and privacy while relaxing in uncompromised luxury, look no further than Te … Luxury Villas & Spa. Set on the white sands of …  Beach overlooking a crystal clear lagoon, the 5-star villa complex is the perfect location for an island getaway.”

“…Angel’s...  is located at the beautiful shore of the Aegean Sea in the Burunucu region occupying a total area of 80. 000 m2, comprising 182 unique Rooms, Suites and Villas….”

“Vote for us”